segunda-feira, outubro 31, 2011

Beatles

Não foi apenas acaso o fato de Liverpool ter sido a cidade de origem do maior e mais revolucionário fenômeno musical popular da história. O fato de ser uma cidade portuária fazia com que as novidades vindas da América chegassem inicialmente a Liverpool e daí ao resto da Inglaterra e Europa. Enquanto o resto da Inglaterra balançava ao ritmo de uma música chamada skiffle, semelhante ao Blues, Liverpool formava as suas primeiras bandas de rock ao estilo americano.
Em 1956 John Winston Lennon, até então um estudante sempre envolvido em problemas e fadado a se tornar um delinquente, forma a sua primeira banda de rock. Visto que todos os componentes eram alunos da Quarry Bank High School a banda é nomeada The Quarrymen e passa a tocar em igrejas e festas escolares. Lennon era o líder da banda e responsável pelos vocais e guitarra. Em uma das apresentações a banda é observada e admirada por James Paul McCartney que logo se identifica com John Lennon visto que ambos apreciavam os mesmo estilos musicais e tinham ambições semelhantes. Em pouco tempo Paul McCartney seria chamado para assumir a segunda guitarra na banda. A princípio fez pouco caso mas terminou aceitando.
Mais tarde Paul trouxe para a banda George Harrison, também guitarrista, e John conseguiu convencer um amigo, Stuart Sutcliffe, a comprar um contrabaixo e se juntar a eles. A banda foi completada pelo baterista Tommy Moore. A esta época John e Stu estudavam na Escola de Artes de Liverpool. Era necessário mudar o nome da banda, que durante algum tempo se chamou Johnny and the Moondogs, depois The Silver Beetles (os besouros prateados) em homenagem à banda The Crickets (os grilos) de Buddy Holy. O nome foi reduzido apenas para Beetles e a ortografia correta foi mudada para Beatles fazendo um trocadilho com "beat" (batida).




















Nenhum comentário: