quarta-feira, novembro 14, 2012

Catedral


Fonte: www.bandacatedral.com.br


Com o dia a dia ficando cada vez mais difícil, enormes barreiras tendo de ser superadas diariamente, a fome, a violência, a desigualdade social e o caos em geral, é natural que isto reflita em nossos pensamentos, e em nossas ações, e na nossa música.

E é inserido neste contexto que surge a Banda Catedral. Eles chegaram para preencher um espaço no rock, depois de 12 anos atuando em outro estilo, o gospel, decidiram adotar uma nova linha e se dedicar a um novo público: o pop-rock. E dentro deste novo estilo, poderem abertamente criticar este mundo e seus defeitos, letras pesadas, reflexões sociais, condenações às drogas, a violência, as brigas religiosas e a luta por um só ideal: amor e paz entre os homens.

Kim, natural do Rio de Janeiro, cidade onde reside, é o vocalista e o Leader Band do Catedral. Tendo aprendido a tocar sozinho, com ligação musical vinda do berço, sua influência musical é o rock inglês, a pop music e o RB. Não tem ídolos, mas diz se espelhar nos Beatles e Elvis, entre outros.

Antes que os compromissos musicais lhe tomassem todo o tempo, Kim era psicólogo, função que às vezes aplica a si mesmo, quando tem de agüentar uma comparação com Renato Russo (Z'L"') do Legião Urbana, por causa da semelhança do tom de voz de ambos, e do modo de cantar. Chegou-se a lançar até o boato de que ele seria primo de Russo. "Não sei quem inventou isto, responde Kim.

Os irmãos de Kim, que decidiram formar a banda junto com ele, numa espécie de reunião familiar foram o Cezar e Julio. Cezar, natural do Rio de janeiro e residente de Nilópolis, cidade do Estado do Rio de Janeiro. A vocação musical começou quando criança, e ele foi aprender sozinho a tocar piano clássico, primeiro instrumento a cair em suas mãos. Depois do terceiro LP do Catedral, resolveu retomar os estudos e fazer faculdade de música. Hoje, é bacharel em guitarra. Suas principais influências são U2, The Smiths, Van Halen, Rush, Yes. Adotou Pat Metheny, Ed Van Halen e outros como exemplos. Suas principais experiências pré-banda foram realizadas em colégios e festivais universitários, onde sentiria o que seria capaz de provocar neste público tão especial: os jovens. Last Train Home do Pat Metheny, é sua música preferida.

Julio, nascido e residente na cidade do Rio de Janeiro. Seguindo o exemplo do irmão mais velho, iniciou-se no piano clássico, a principio tocando sozinho. Depois de algum tempo entrou para a escola de música Rio Música, em Botafogo, onde terminaria o curso, com apenas sete dias de aula. Suas influências e referências são Rush, Pat Metheny, Yes e Stanley Clark. A música que marca sua vida é first circle, do Pat Metheny.

Completando o grupo está o baterista, amigo da família, chamado para compor o elenco, e que aceitou na hora o honroso convite, Guilherme, natural e morador do Rio de Janeiro.


Veja a materia completa em: http://whiplash.net/materias/biografias/039358-catedral.html




Nenhum comentário: